sexta-feira, 13 de março de 2009

Camino - O Filme



Quero recomendar um filme espanhol que assisti esta semana, “CAMINO”. Um filme muito bom, baseado em acontecimentos reais, que narra a criação de um mito. Com ótimos atores, este filme é de uma grande sensibilidade e muito emocionante. Vejam aqui o trailer original com legendas em inglês. Não sei se estreou no Brasil, ou se vai passar, mas vale a pena procurá-lo e assistir.

Um Abraço,

Marcelo Martos
Produtor do Music From Brazil Podcast

quarta-feira, 11 de março de 2009

“Para sobreviver o Jazz precisa de novos ouvintes”

Batizo este texto com uma frase de Robert Gaspler, que circula por diferentes campos musicais, e que fecha o interessante artigo “Ao Jazz o que não é do Jazz” da jornalista Carolina León publicado na revista espanhola “Calle 20”, (edição #36 – março de 2009), que se dedica a falar de cultura em geral. Neste artigo Carolina destaca a vários jovens artistas do cenário Jazz atual, enfatizando que este tradicional estilo musical vem sofrendo uma mudança causada pelos novos e jovens músicos que vem surgindo a cada dia. a seguir a A seguir transcrevo ao português alguns parágrafos desta matéria:

É certo que seus aportes estéticos divergem, mas estes músicos representam uma nova geração do Jazz pela sua coerência e ousadia ao injetar nesse gênero musical, influencias não pertencentes a este.

A alguns destes jovens não se lhes foge que sua torrente musical por vezes é difícil de capturar:”Eu adoraria chegar a qualquer que ame a experiência musical” diz Hiromi Hueara (Japão, 1979 – pianista). De uma forma similar se expresa Daniel Glatzel (Andrômeda Mega Express Orchestra):”Não tento atrair a ninguém, apenas quero fazer boa música. Adoro a idéia de por a Anton Webern e a Barry White pra dançar chachachá. Se a tua arte é coerente e você dá ao público a oportunidade de entrar nela, não há nada mais para se preocupar.” Mas a sua escuta pode não ser tão intuitiva. Robert Glasper sentencia: “É importante atrair a gente jovem , por que tradicionalmente o Jazz sempre teve uma audiência mais adulta . Para sobreviver o Jazz precisa de novos ouvintes”

Transcrevo a seguir a todos os novos artistas mencionados no artigo, por ordem de aparição para que você possa procurá-los na rede e ouvir:

- Esperanza Spalding - USA
- Avishai Cohen – Israel
- Brad Mehldau – Israel
- Robert Glasper – USA
- Q-trip – USA
- Hiromi Uehara – Japão
- Daniel Glatzal – Coréia (Andrômeda Mega Express Orchestra - Alemanha)

- Site da Revista: “Calle 20” – Espanha -
http://calle20.20minutos.es/revista/flash.html

Um Abraço,

Marcelo Martos
Produtor do Music From Brazil Podcast

domingo, 8 de março de 2009

Mihanovich - Video



Vejam este fantástico vídeo, onde além de uma interpretação primorosa desse pessoal do Jazz, e tambem um clipe muito bem feito pelo próprio Alexandre Mihanovich que esta tocando a Guitarra, acompanhado de Wilson Teixeira no Sax Tenor, Paulinho Pauleli no Contrabaixo e Cuca Teixeira na Bateria, interpretando o tema "Swing" do próprio Mihano. Se você gostar do som, pode ouvir a dois destes músicos em entrevistas muito interessantes no Podcast Music From Brazil, sao respectivamente os programas 11 http://www.musicfrombrazil.com.br/html/_11.html e 15 http://www.musicfrombrazil.com.br/html/_15.html.

Um abraco,

Um Abraço,
Marcelo Martos
Produtor do Music From Brazil Podcast

www.musicfrombrazil.com.br
www.myspace.com/mfbpodcast
www.musicblogue.blogspot.com

sábado, 7 de março de 2009