terça-feira, 28 de outubro de 2008

Navegando pelo My Space

Eu gosto de fuçar no My Space, indo de um músico a outro, ouvindo um monte de coisas diferentes, e sempre acabo conhecendo muita coisa legal. É um zapping por esta comunidade musical tão democratica.



Tem um holandes que morou na Nova Zelandia e depois no Canadá e que é fascinado pela música brasileira, Reg Schwager. Em sua página http://www.myspace.com/regschwager ele coloca as suas influencias e tem uma quantidade enorme de brasileiros, demostrando que o nosso ritmo fascina gente do mundo todo. Desde Ontario este excelente guitarrista de jazz faz um som muito bonito, dê uma ouvida em “Kiki Sam” e “For Guinga” pra conhecer o seu trabalho.

Ele também tem um Blog “Brazilian Music Treasure Hunt” http://bmth.blogspot.com onde ele coloca uma grande quantidade incrível de links de artigos sobre música brasileira, pra quem tem um tempinho livre pode passar lá um bom tempo, é uma boa pedida.

Continuando minhas andanças pelo My Space, conheci um trio português chamado Iago (foto), eles fazem um som bem “free”, experimental e psicodelico, como eles mesmos o classificam.

Em sua página http://www.myspace.com/iagotrio eles mostram algumas músicas e várias fotos de umas espécie de medusa venenosa chamda “Man-of-War”, algo bem psicodélico diga-se de passagem. Visite a página deles e ouça “The order of things” e “ Brotherwood” (não sei porque esta última me lembra um pouco o “The Doors”). Formado por Gil Pereira no Contrabaixo, João Guimarães na Bateria e Miguel Correia na Guitarra este descolado trio faz um som bem diferente, vale a pena conferir.

Mudando radicalmente de praia musical, tem um cara de apenas 20 anos que me chamou muito a atenção, Brian Chahley. Este trompetista faz un jazz bem rápido, mandando muito bem com seus improvisos.

Ele nasceu no Canadá e mora na nos EUA, na California. Na sua página http://www.myspace.com/brianchahley ele põe apenas dois temas para serem ouvidos, “Triple 20” e “Mollie by MatchLigth”, uma pena pois dá vontade de continuar ouvindo muito mais, ain não tem jeito tem que comprar o seu disco está disponível na web.

Por último desde Detroit nos EUA, ouçam Dean Moore, este “médico saxofonista de jazz”, isso mesmo que vocês leram, é assim como ele se auto-classifica na sua página http://www.myspace.com/deanmooreII.

Ele faz um Jazz muito legal, atual, com solos bem intensos e improvisos bem rebuscados, merecem uma boa ouvida, destaco “Ode to Waine” e a melódica “Deciduous”.

Espero que se divirtam conhecendo esse pessoal.

Um abraço,

Marcelo Martos
Produtor do Music From Brazil Podcast

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dani Gurgel

Dani Gurgel está lançando "nosso". Cantora, compositora e multi-instrumentista ela interpreta temas inéditos de diferentes compositores da nova geração, dai um nome tão coletivo para o disco dela. Você poderá conferir o show de lançamento deste trabalho no dia 03 de Novembro (segunda), noTom Jazz, em São Paulo.
Como se fosse pouco o seu grande talento musical, ela é ainda uma fotógrafa de mao cheia!
Finalmente eu recomendo a você duas coisas: primeiro visite o My Space da artista e assista o video com o making off do trabalho, é muito bacana, e dá pra "sacar" como o trabalho foi feito, está recheado de comentários de gente "da pesada".
Segundo, visite o site oficial da cantora, onde você poderá ver a outra faceta dela, a da fotografia.
A Dani tem talento de sobra, vocês vão gostar.
Links:
www.myspace.com/danigurgel
www.danigurgel.com.br

Um abraço,


Marcelo Martos.
Produtor Music From Brazil Podcast


http://www.musicfrombrazil.com.br/
www.myspace.com/mfbpodcast
http://musicblogue.blogspot.com/

domingo, 26 de outubro de 2008

Randy Napoleon


Randy Napoleon, guitarrista radicado em NY, vem tendo grande destaque no cenário jazzistico internacional. É um jovem músico com um enorme talento musical, um guitarrista de uma pegada muito limpa e agradável, com um repertório de jazz bem tradicional.


Logo que iniciou a sua carreira profissional obteve grande destaque, não só em nos EUA como também tocando pela Europa e Japão.


Gravou os discos "Between Friends" e "Enjoy the Moment" com diferentes formações e possui também diversas participações em outros trabalhos. Na sua página de My Space se podem ouvir quatro lindos temas, com destaque para "No moon at all" e "Enjoy the Moment" que tem o acompanhamento de Jared Gold no orgão, Quincy Davis na bateria, Benny Green no piano e David Wong no contrabaixo.


Um som de primeira e que por muitas vezes lembra a o legendário gutarrista Wes Montgomery, vale a pena conferir o trabalho deste grande músico.


Links:




Um abraço,


Marcelo Martos.

Produtor Music From Brazil Podcast





sábado, 25 de outubro de 2008

Chapter 9

O Ed Motta acaba de lançar um novo trabalho, o "Chapter 9", e desta vez de uma maneira muito diferente, totalmente "de grátis"! É uma iniciativa muito bacana, algo que mais gente poderia fazer, afinal, a grande maioria dos músicos de hoje, estão trabalhando de forma independente, ou quase, e onde eles ganham grana é nos shows.

Claro que isto foi possível por uma parceria entre a Trama e a Volkswagem numa promoção do Novo Gol, mas sem dúvida é uma forma muito original de promover a música, mais ainda nos dias de hoje onde cada vez mais se usam os formatos digitais (mp3) e menos os formatos "reais" com cd e encarte. Agora se você curtir muito o som, e fizer questão pode comprar o CD pra guardar na sua coleção.


"Chapter 9" está muito legal, diferente do genial "Dwitza"* ou do quebradeirístico "Aystelum", pois é uma mistura de música pop com cara dos 80, 90, rock, soul e jazz. Com todos os temas em inglês (letras de Cláudio Botelho), destaco a música "You Supposed To Be " que lembra o rock/pop dos anos 80, a pra cima "The Runaways" e até um rock (ledzepeliano) "Tommy Boy's Big Mistake".


Um excelente disco que recomendo pra todo mundo ouvir.


Baixe o dico gratuitamente do site: http://trama.uol.com.br/portalv2/home/index.jsp (basta fazer um cadastro muito rápido no site da Trama)


Ouçam e curtam.


Um abraço,


Marcelo Martos.
Produtor Music From Brazil Podcast



*Dwitza: Eu ainda vou fazer uma postagem especial falando somente sobre esse "classico".




Plataforma

Quero comentar um execelente programa que está nor ar a pouco tempo, o PLATAFORMA, um espaco super bacana para a música brasileira, onde além de mostar o seu som, o artista expoe suas ideias em uma entrevista em um formato muito bacana.

Os criadores desse programa, tiveram a ideia de fazer um programa de TV, com uma qualidade impecavel, veiculando-o pela web, com isso ganhando a possibilidade de que muita mais gente possa vê-lo.

Quando um dos seus criadores, Davi Julião, me comentou a sua ideia, eu achei muito bacana, mas nao fazia ideia da qualidade dessa producao, uma equipe de primeira linha.

Melhor do que eu falar, é que vocês possam assitir e tirar suas próprias conclusoes. Assistam o programa através do site: www.plataforma.art.br .
Eu recomendo que vocês vejam todas as entrevistas.

Um abraco,

Marcelo Martos.
Produtor Music From Brazil Podcast.

Jesse Palter


Quando ouvi pela primeira vez “So happy together” na voz de Jesse Palter eu fiquei muito impressionado pela sua interpretação e pelo belo arranjo, ficou claro que esta menina estava muito bem acompanhada por um time de primeira linha.
Tomei contato com o seu som através do podcast “Detroi Jazz Stage” que é um dos mais ouvidos no gênero através do portal do i-tunes, eles se dedicam a destacar talentos da região de Detroit, e neste caso eles foram mais do que justos.
Ela tem apenas 23 anos, e é muito interessante notar como ela transita entre um jazz tradicional e versões jazzisticas de músicas pop, sempre com uma interpretação digna de grandes cantoras do gênero. Em seu disco de estreia “Beggining to see the light” (2006) se destacam vários temas como “One for my baby”, “Taking a chance on love” e a genial versao de “So happy together”.
Visite o seu myspace http://www.myspace.com/jessepalter .
O seu disco pode ser comprador on-line através do link http://cdbaby.com/cd/palter .
Espero que vocês gostem desta dica,
um abraço,

Marcelo Martos.

Produtor do Music From Brazil Podcast
www.musicfrombrazil.com.br

Esperanza Spalding

Esperanza Spading, uma jovem americana de 24 anos, contrabaixista e cantora, vem obtendo grande destaque no cenário internacional de Jazz.
Ela nasceu em uma familia humilde de Portland, Oregon (EUA), onde em seu entorno pobre de imigrantes sofreu uma grande influencia multicultural. É incrível ouvi-la tocando contrabaixo acústico e cantando ao mesmo tempo, interpretando temas em inglês, espanhol e português.
Com um talento prodígio, começou estudando violino anida criança e tocando no “The Chamber Music Society” e anos depois, aos 16 anos foi a mais jovem estudante de contrabaixo da Universidade Estadual de Portland. Pouco tempo depois, o seu professor de baixo lhe disse “ok, você tem talento, deve ir estudar na Berklee College of Music”, atravessando o país, foi morar em Boston e entrou na Berklee onde teve um incrível desempenho e aos 20 anos de idade passou a ser a mais jovem professora da história dessa renomada universidade de música.
Visite o seu site e my space e ouça o som deste jovem talento, também estão disponíveis vídeos de gravações, e um pequeno documentário contando sua biografia.Ela tocará no no Brasil no TIM Festival, dia 22 de outubro em São Paulo e no dia 24 no Rio de Janeiro, uma excelente oportunidade pra você assiti-la ao vivo interpretando lindas canções como “Ponta de Areia” de Milton Nascimento.

Um abraço,

Marcelo Martos
Produtor Music From Brazil Podcast
www.musicfrombrazil.com.br

Music Blogue


Olá pessoal, este é um novo espaço do Music From Brazil Podcast, aqui vou falar sobre música, novidades, e muito mais.


Um abraço,


Marcelo Martos
Produtor Music From Brazil Podcast